Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco
Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Cursando especialização em voz com ênfase em comunicação profissional pelo IDE cursos, vinculada a faculdade Redentor - RJ. Possui grande interesse na área de VOZ, atuando tanto na prevenção quanto em suas alterações e aperfeiçoamento vocal em profissionais da voz, sejam estes cantores, atores, jornalistas, radialistas, dubladores, professores, teleatendentes e os demais profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho ou qualquer pessoa que queira obter informações sobre a voz ou melhorá-la. Além disto, atua também em outras áreas da fonoaudiologia como na motricidade orofacial, disfagia, audiologia e linguagem.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Porque cuidar da audição e como?

Tudo bem, tudo bem... esse blog é pra tratar de assuntos sobre a voz, e porque falar dos cuidados com a audição?
- A audição tem tudo a ver com a voz. Uma boa audição possibilita uma boa expressão. Quando bebês, os estimulos acústicos da voz dos pais não acontecem em vão; inicialmente a criança imita a fala destes, ou seja, ela aprende copiando o que ouve, tanto a palavra quanto a entonação que é dada ao que é dito. Pessoas surdas por exemplo, que não desenvolvem o feedback auditivo, não conseguem ter controle sobre sua voz e tem uma fala bastante alterada; o que deixa claro que a audição configura um fator importantíssimo para a manutenção de um padrão vocal e de fala adequados.
A perda auditiva em idade adulta também pode trazer prejuízos, dependendo do tipo de perda e do grau, que varia em leve, moderada, severa e profunda; pode ocasionar alterações dos parâmetros da voz; desafinação para o cantor; dificuldade em manter um diálogo por não ouvir bem o outro, mudando comportamentos e relacionamentos; frustração; etc.

 Você sabia que muitas perdas auditivas podem ser evitadas?
· Mulheres devem tomar vacina contra rubéola, pois se durante a gravidez contraírem a doença, o bebê corre grande risco de nascer surdo.
· Fazer pré-natal adequado, pedindo orientação ao médico quanto às drogas que podem lesar a audição do feto.
· Brinquedos muito barulhentos podem deixar a criança agitada e até causar perda auditiva se a exposição for constante. Sons com fones de ouvido em intensidade alta e uso contínuo podem lesar permanentemente algumas células receptoras do som, ocasionando perdas.
· Exposição a ambientes muito ruidosos deve ser evitada e sempre que possível usar protetores auriculares.
· Objetos introduzidos no ouvido podem perfurar o tímpano e causar infecções auditivas.
· Pingar remédios ou fórmulas caseiras dentro do ouvido sem indicação médica podem causar problemas auditivos.
· Fogos de artifício são uma grande causa de perdas auditivas e até de surdez. Evite soltá-los ou frequentar lugares que os tenha. Se for inevitável proteja os ouvidos.



Proteja sua audição, cuide de sua saúde, cuide da sua voz.


- Essas dicas foram extraidas do site: http://www.huav.com.br/dicas_fono/dicasparamanterumaboaaudicao.htm?infoID=400

Nenhum comentário:

Postar um comentário