Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco
Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Cursando especialização em voz com ênfase em comunicação profissional pelo IDE cursos, vinculada a faculdade Redentor - RJ. Possui grande interesse na área de VOZ, atuando tanto na prevenção quanto em suas alterações e aperfeiçoamento vocal em profissionais da voz, sejam estes cantores, atores, jornalistas, radialistas, dubladores, professores, teleatendentes e os demais profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho ou qualquer pessoa que queira obter informações sobre a voz ou melhorá-la. Além disto, atua também em outras áreas da fonoaudiologia como na motricidade orofacial, disfagia, audiologia e linguagem.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cantar exige cuidados

"... Por isso uma força me leva a cantar, por isso essa força estranha no ar. Por isso é que eu canto, não posso parar, por isso essa voz tamanha..." Cantar é maravilhoso! Como é visto no trecho da música "força estranha" de Roberto Carlos, algo nos leva a cantar. Quando cantamos, escolhemos músicas que gostamos, que nos toca de alguma forma, seja a letra ou a melodia, algo nela nos leva a cantar. Eu não me imaginaria sem cantar, por gostar tanto de cantar escolhi ser fonoaudióloga. Cantar é um verbo que não pode sair da rotina de muitas pessoas. Cantar acalma, inspira, expressa... 
Só que não podemos ser apenas intuitivos enquanto cantamos. Cantar exige uma série de ajustes musculares tanto na laringe (onde o som da voz é iniciado), quanto externamente e acima dela, sem contar com os músculos que promovem a expiração. Para cantarmos bem, as estruturas precisam estar adequadas, as pregas vocais (que estão na laringe e formam o som inicial da voz), precisam estar sem problemas, se não fica difícil cantar por muito tempo e com qualidade. Diferentes estilos musicais exigem diferentes ajustes musculares, diferentes modos de treinamento e técnicas de canto. 
Constantemente cantores que já estão no ramo a muito tempo ainda realizam abusos vocais, mesmo a voz sendo seu meio de ganhar dinheiro! Há cantores que abusam da voz através de técnicas inadequadas, falta de treino formal com professor de canto, uso da voz por muitas horas seguidas ou em ambientes ruidosos, utilização da voz enquanto está gripado, tosse crônica, pouca hidratação, ajustes posturais inadequados, falta de aquecimento e desaquecimento... Manter uma voz saudável exige cuidados tanto enquanto falamos quanto enquanto cantamos ou até mesmo enquanto estamos em silêncio; o ambiente também pode ser prejudicial com poeiras, produtos químicos que provocam alergia e irritam o trato vocal, cigarro, bebida alcoólica.. bom, mas esse assunto será tratado em outro tópico. 
Então, cantar não é só abrir a boca e formar uma melodia. Assim como um tecladista ou baterista por exemplo cuidam bem do seu instrumento, o cantor precisa tomar conta do seu instrumento também, que forma a sua voz. Antes que apareça alguma alteração vocal que aumente o tempo de tratamento fonoaudiológico ou precise até de intervenção cirurgica, o cantor precisa de acompanhamento.

Um comentário:

  1. Muito bom! verdades universais que todos os cantores deveriam saber e seguir, o auto conhecimento e o melhor caminho para o desenvolvimento da maturidade vocal do cantor.

    ResponderExcluir