Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco
Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Cursando especialização em voz com ênfase em comunicação profissional pelo IDE cursos, vinculada a faculdade Redentor - RJ. Possui grande interesse na área de VOZ, atuando tanto na prevenção quanto em suas alterações e aperfeiçoamento vocal em profissionais da voz, sejam estes cantores, atores, jornalistas, radialistas, dubladores, professores, teleatendentes e os demais profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho ou qualquer pessoa que queira obter informações sobre a voz ou melhorá-la. Além disto, atua também em outras áreas da fonoaudiologia como na motricidade orofacial, disfagia, audiologia e linguagem.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Como a voz é produzida?

O som da voz de maneira natural é formado a nível de pregas vocais com  auxílio do ar expirado. No momento em que falamos, as pregas vocais se aproximam e uma corrente de ar expirada passa por essa região permitindo a formação do som. Em seguida, esse som é modificado e amplificado pelas estruturas acima das pregas vocais como faringe, boca, lingua, nariz.. e tornam a voz única e característica de cada pessoa.
Expliquei de maneira simples, mas para a formação da voz é necessário todo um controle fino neuromuscular além da normalidade das estruturas pra que ocorra de maneira adequada, sem aleração.
Tem um vídeo ótimo que mostra as pregas vocais em ação, durante uma videoestroboscopia, deixando bem visivel a movimentação da laringe e das pregas vocais neste momento. Esse exame lentifica a imagem permitindo melhor visibilidade da movimentação da mucosa das pregas vocais. Segue o link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ajbcJiYhFKY

É muito importante saber de que maneira a voz é produzida para cuidar dela de forma eficaz, evitando impactos sobre as pregas vocais quando gritamos por exemplo, hidratando o organismo etc.

Dúvidas e sugestões, entrem em contato!
E... cuide do seu instrumento de comunicação e pra muitos de trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário